segunda-feira, 28 de junho de 2010

Os sapateiros não me escapam...

Depois do texto do Luppy, fiquei sem ter o que fazer. E resolvi escrever sobre os sapateiros.
Gente sabe quanto custa aquela borrachinha que a gente manda por no sapato quando acaba? 1 real...isso mesmo 1 REAL o par! Em qualquer casa de sapateiro acha, e de todas as cores.
E a gente paga 6 reais! Ou seja...hum... lucro de 500% fácil! Acho que nem a porcentagem de lucro da Arcellor chega a tanto.
Hoje decidi que vou virar sapateira dos meus próprios sapatos. E eu ensino!
O que me irrita nos sapateiros é só uma coisa: o risinho de lado, o olhar arregalado e a famosa fala “ é....isso aqui é complicado”. Eles fazem um ar de mistério que pelo amor de Deus! Aqui do lado de casa tinha um que se eu falar ninguém acredita, então escrevo. Acho que ele passava oléo de peroba no meio da cara pra sair na rua, porque só podia ser de pau. Levei alguns sapatos pra ele consertar, e ele simplesmente pegou um pedacinho de borracha preta e colou com super-bond (ou algo parecido)! O resultado? Um tombasso meu é lógico! E n meio da rua...
Bem...vamos lá! Quando a borrachinha acaba (no meu caso eu deixo até aparecer o parafusinho mesmo rsrs...falta de vergonha né?!), pegue um alicate desenrosque o parafusinho e voilà! Enrosque o novo com o mesmo alicate. Se ficar sobra dos lados, corte com uma faca dessas de cozinha mesmo. E pra dar o acabamento óóóó....aí tá o mistério que eles não revelam! Uma lixa de unha daquelas bege. Use do lado grosso e já era! Um sapato novo em menos de um minuto.
E quanto você gastou? 1 REAL e 1 minuto! Sem falar que tem vez que eles deixam o nosso sapato lá mofando uns 18 dias falando que ainda não ficou pronto.
Respeito demais a profissão dos sapateiros. O que seria de nós sem eles NOS CASOS COMPLICADOS! Mas um lucro de 500% em cima de nós trabalhadores humildes que estamos no meio de uma crise econômica daquelas, é demais!
Estava até pensando em montar uma sapataria pra mim, mas acho que depois disso aqui, ninguém iria aceitar eu cobrar mais que R$1,50 não! 1 real da borrachinha e 50 centavos de mão de obra...

Fabyola Gleyce

8 comentários:

  1. Tô dando pala atá agora!!!! é isso mesmo que acontece!

    Vlw Fá

    ResponderExcluir
  2. Vc é uma cronista contemporanea surpreendente. Descrever um fato cotidiano pra muita gente é uma tortura. Mas vc apresenta os 3 ingredientes principais: Bom humor, lógica e qualidade.
    Gostaria muito de te conhecer um dia, tomar um café sei lá.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu já perdi um sapato no sapateiro aaaaaaaaaaaaaaaaa :(

    Obs: Desculpe mas achei engraçada demais a parte que voce faa que tomou um tombassokkkkkkkkkkk já aconteceu comigo também!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de entrar aqui e estou rindo até agora!
    Que mulher nunca passou raiva com sapateiro gente?!

    Fantástica!

    ResponderExcluir
  5. Elias - Professor de literatura29 de junho de 2010 às 07:17

    Senso crítico demais! Pela sua idade, nota-se uma observadora. O cotidiano para você não é um simples dia a dia. Gpstaria de ter mais alunas apaixonadas por literatura.

    Abraços e muito prazer

    ResponderExcluir
  6. Eu num disse que dá certo? De ontem pra hoje consertei mais de 30 pares! Sempre fui viciada em sapato, mas sempre tive peguiça de mandar arrumar quando estraga. Se eu tivesse levado ao sapateiro, seria uma fortuna!!!!
    De certinho, as borrachas são padronizadas, mas quando precisar "gambiarrar" pode faer o que disse acima: cortar e lixar de lado. E ainda assim ficaram todos perfeitos.

    Sem faar na cola mágica que descobri. Nóooo! Cola até cimento. Tinha sandalia minha aqui que eu amava, mas tinha se partido ao meio. Umas boas gotas de cola e já era! Pode tentar que dá certo.

    ResponderExcluir
  7. Quanto aos comentarios de cima, muito obrigada mesmo, de coração. é imporante saber que alguem gosta das besteiras que escrevo de vez enquando....

    Abraços

    ResponderExcluir